LETRAMENTO RACIAL: APRENDENDO A LIDAR COM AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS.

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LETRAMENTO RACIAL: DISCUTINDO O RACISMO E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS

08 e 22/02/2025; 15 e 29/03/2025; 12/04 e 10/05/2025 (inscrições até 16h do dia 29/01/25)
Curso Híbrido
FAMATH
Profª. Sandra Aparecida Gurgel Vergne

40h – 6 encontros síncronos online de 4 horas cada, e 3 encontros
presenciais, também de 4 horas, incluindo o encontro final, presencial para apresentação das atividades desenvolvidas pelos discentes). E 4 horas de pesquisa dirigida assíncrona.

Investimento em R$100,00 – com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.

O tema do Racismo se tornou fundamental na sociedade brasileira para a superação de desigualdades de acesso e lacunas de conhecimento para o desenvolvimento de melhores práticas profissionais, sociais e éticas. No entanto, apesar da atualidade e importância do tema ainda há dificuldades de abordagem nos mais diversos campos de atuação, em especial nas áreas humanas, educação, psicologia e saúde. Assim o presente curso visa ampliar a compreensão do tema, bem como provocar a reflexão de práticas e construção de estratégias para o enfrentamento do racismo nas práticas profissionais.

Objetivo Geral: Oportunizar um espaço de troca de práticas de reconhecimento identitário reconhecem a diversidade étnica. Refletir os atravessamentos educação e racismo nosdiscursos e prática cotidiana.
Objetivos Específicos:
1. Apresentar a perspectiva histórica do Racismo no Brasil.
2. Discutir seus efeitos na atualidade, na subjetividade, na sociedade e na educação.
3. Estabelecer diálogo com os diferentes campos do conhecimento presentes nos discentes do presente curso, na perspectiva de proposição de novas práticas.
4. Possibilitar a construção de um currículo e práticas de promoção da cultura afro-brasileiros, africana e indígena no campo escolar.

1. Conceito de letramento Racial. Definição de Racismo, o racismo no mundo. As bases históricas das teorias de diferenciação de seres humanos com base na ideia de “raça”.
2. A Construção do Racismo Estrutural no BRASIL. A Teoria do Embranquecimento. A Eugenia. Os efeitos hoje: Colorismo.
3. O Racismo em sua manifestação nas ciências humanas: A Educação e o Racismo.
4. Práticas e Teorias Antirracistas.
5. Racismo Religioso.
6. Literatura Afro: conhecendo para refletir e compartilhar.
7. Psicologia Social do Racismo.
8. Criação e estratégias frente ao racismo estrutural. Metodologias de Pesquisa.
9. Práticas e Fazeres Narrativas – possibilidade de construção de materiais e
ferramentas pedagógicas no cotidiano.

Professora: Sandra Aparecida Gurgel Vergne (Sanda Gurgel).
Titulação: Pedagoga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela PUC – São Paulo.
Sandra Aparecida Gurgel Vergne tem especialização em História da África e do Negro do Brasil- Universidade Cândido Mendes. Hoje é Professora do Curso de Pedagogia da FAMATH, Assessora da Gerência de Relações Racias -SEMED/Maricá, Prof. SEEDUC;
Integrante do Grupo de Pesquisa – Veredas / CECAFRO PUC-SP, da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as ABPN do Grupo de Pesquisa Educação e Religião; e pesquisadora do IPFER – Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião. Coordenadora pedagógica do Coletivo Afroencantamento. Consultoria pedagógica na produção de eventos, seminários, entre outros, visando o fortalecimento das práticas antirracistas, valorização da identitário da população negra e indígena. Atuo na colaboração de elaboração de Currículo para as Relações Étnico-raciais, Ciência da Religião, Educação afro centrada, afro empreendedorismo de economia solidária, circular e equânime. A Contação de história Africana como ferramenta de fortalecimento identitário e metodologia de ensinagem inspirada no fazer Djelis.

Carga horária: 40h – 6 encontros síncronos online de 4 horas cada, e 3 encontros presenciais, também de 4 horas, incluindo o encontro final, presencial para apresentação das atividades desenvolvidas pelos discentes). E 4 horas de pesquisa dirigida assíncrona.
Investimento: R$100,00 – com desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Profissionais das áreas da Pedagogia e Psicologia, permitindo uma perspectiva crítica pessoal e profissional acerca da compreensão dos efeitos do racismo e a necessidade de sua superação

Curso Híbrido, com estratégias ativas, permitindo a participação e compartilhamento de experiências.
Recursos Metodológicos
Aulas expositivas dialógicas
Diálogos reflexivos sobre a realidade vivida em sociedade e por integrantes do grupo discente.
Orientação de atividades

Estar cursando ou ter concluído graduação em Pedagogia ou Psicologia

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

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