O tema do Racismo se tornou fundamental na sociedade brasileira para a superação de desigualdades de acesso e lacunas de conhecimento para o desenvolvimento de melhores práticas profissionais, sociais e éticas. No entanto, apesar da atualidade e importância do tema ainda há dificuldades de abordagem nos mais diversos campos de atuação, em especial nas áreas humanas, educação, psicologia e saúde. Assim o presente curso visa ampliar a compreensão do tema, bem como provocar a reflexão de práticas e construção de estratégias para o enfrentamento do racismo nas práticas profissionais.
Objetivo Geral: Oportunizar um espaço de troca de práticas de reconhecimento identitário reconhecem a diversidade étnica. Refletir os atravessamentos educação e racismo nos discursos e prática cotidiana.
Objetivos Específicos:
1. Apresentar a perspectiva histórica do Racismo no Brasil.
2. Discutir seus efeitos na atualidade, na subjetividade, na sociedade e na educação.
3. Estabelecer diálogo com os diferentes campos do conhecimento presentes nos discentes do presente curso, na perspectiva de proposição de novas práticas.
4. Possibilitar a construção de um currículo e práticas de promoção da cultura afro-brasileiros, africana e indígena no campo escolar.
Profissionais das áreas da Pedagogia e Psicologia, permitindo uma perspectiva crítica pessoal e profissional acerca da compreensão dos efeitos do racismo e a necessidade de sua superação.
1. Conceito de letramento Racial. Definição de Racismo, o racismo no mundo. As bases históricas das teorias de diferenciação de seres humanos com base na ideia de “raça”.
2. A Construção do Racismo Estrutural no BRASIL. A Teoria do Embranquecimento. A Eugenia. Os efeitos hoje: Colorismo.
3. O Racismo em sua manifestação nas ciências humanas: A Educação e o Racismo.
4. Práticas e Teorias Antirracistas.
5. Racismo Religioso.
6. Literatura Afro: conhecendo para refletir e compartilhar.
7. Psicologia Social do Racismo.
8. Criação e estratégias frente ao racismo estrutural. Metodologias de Pesquisa.
9. Práticas e Fazeres Narrativas – possibilidade de construção de materiais e ferramentas pedagógicas no cotidiano.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela PUC – São Paulo.
Deseja receber mais informações e valores? Preencha os campos abaixo e informe o curso desejado.
©2025 | FAMATH – Faculdade Maria Thereza – Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.