Na clínica contemporânea, cada vez mais psicanalistas se deparam com quadros clínicos que colocam em xeque a primazia da psicanálise clássica. O manejo clínico fundamentado pela associação livre, atenção flutuante e interpretação, se mostra insuficiente para dar conta desses sofrimentos. Os quadros psicossomáticos — como dermatites, psoríase, enxaqueca, lúpus, asma etc — se destacam. Diante dessa urgente necessidade, trabalharemos os aspectos teóricos e clínicos implicados nesta problemática.
Estudantes de psicologia interessados na clínica psicossomática.
Ampliar a compreensão teórica e o manejo clínico das expressões psicossomáticas no setting analítico. Para isso, será proposto um percurso teórico-clínico sobre a implicação do corpo nos modos de apresentação do sofrimento, considerando a singularidade do corpo diante das impressões traumáticas e as especificidades do trabalho analítico com os quadros psicossomáticos.
Psicóloga e Psicanalista. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi (GBPSF), Professora, Pesquisadora e Supervisora clínica. Realiza atendimentos online e presencial em Icaraí para crianças, adolescentes e adultos. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Mestra em Psicologia Clínica (PUC-Rio).
Instagram: https://www.instagram.com/lauraeletherio/
Deseja receber mais informações e valores? Preencha os campos abaixo e informe o curso desejado.
©2025 | FAMATH – Faculdade Maria Thereza – Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.