No dia 18 de julho, a Faculdade Maria Thereza (Famath) realizou, em seu auditório, a primeira Cerimônia do Jaleco dos acadêmicos do curso de Farmácia. A primeira Cerimônia do Jaleco para os acadêmicos do curso de Farmácia. O evento marcou um momento histórico para a Famath e simbolizou o compromisso ético e profissional dos futuros farmacêuticos com a ciência, a saúde e o cuidado com a vida.
A Cerimônia do Jaleco do curso de Farmácia reuniu estudantes, professores, familiares e convidados, além da participação do Conselheiro Regional de Farmácia (CRF), Dr. Bruno Renato; da Conselheira Federal de Farmácia (CFF), Talita Barbosa e do Delegado Regional de Itaboraí, Dr. Alberto Correa. A participação das autoridades reforçou a importância da integração entre a formação acadêmica e as entidades que representam a profissão farmacêutica, aproximando os alunos da realidade e das responsabilidades da carreira desde o início de sua trajetória.

Momentos marcantes da primeira Cerimônia do Jaleco da Famath
A solenidade foi marcada por momentos simbólicos que representam a entrada dos estudantes em uma nova etapa da graduação em Farmácia. Durante a cerimônia, os acadêmicos receberam o jaleco de seus padrinhos, reforçando a importância do apoio da família, dos professores e das pessoas que acompanham essa trajetória.
O evento também contou com o discurso do coordenador do curso de Farmácia, Dr. Luis Eduardo Braga, que destacou a relevância desse momento para a formação dos futuros profissionais. Em seguida, os estudantes realizaram o juramento da profissão farmacêutica, assumindo o compromisso com a ética, a responsabilidade e o cuidado com a saúde.
Cerimônia do Jaleco fortalece a formação dos futuros farmacêuticos
Para o coordenador do curso de Farmácia da Famath, Dr. Luis Eduardo Braga, a primeira Cerimônia do Jaleco representa um momento significativo para os estudantes e também para suas famílias. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em proporcionar experiências que aproximam os acadêmicos da realidade profissional e fortalecem a formação farmacêutica.
“É importante esse momento porque também é um momento afetivo para os familiares. Queremos agradecer à Famath por proporcionar esse evento tão grandioso para cada um dos nossos alunos, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia.”
Entre os estudantes, o momento também foi marcado por emoção e expectativa. Para a acadêmica de Farmácia Meire Soalheiro, participar da primeira Cerimônia do Jaleco da história da Famath foi uma experiência especial, que superou suas expectativas.
“Eu tô achando o máximo, uma grande experiência. Torço para que tenhamos muitas outras. Está sendo muito especial, maravilhosa, muito além do que eu esperava. Além das expectativas. Vale muito a pena participar.”
Ao proporcionar experiências como essa, a faculdade fortalece a preparação dos futuros farmacêuticos e valoriza momentos que fazem parte da construção da identidade profissional dos estudantes desde o início da graduação.
