No cotidiano das infâncias: tecendo experiências significativas

User Avatar
(0 avaliação)
Gratuito
cotidiano infancia – site

No cotidiano das infâncias: tecendo experiências significativas

24 de agosto de 2024
08:00 às 17:00h (1 hora para almoço)
FAMATH
Profª. Claudia Tona

Carga horária: 8 horas

Investimento em R$100,00 – com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Considerando as Infâncias como plurais e diversas, é essencial que os futuros educadores percebam o quanto a escola precisa ser um espaço que considere, tanto as fases do desenvolvimento infantil e a maneira como as crianças constroem conhecimentos, quanto sua diversidade.
No Cotidiano das Infâncias, as crianças – protagonistas de seu próprio fazer aqui e agora – devem ser respeitadas em suas necessidades de liberdade, de conexão com o outro e com os ambientes (naturais e modificados), de forma a construírem sua autonomia nas experiências que acontecem espontaneamente, se lhes é facilitada a exploração o mundo.
Em consonância com a BNCC para a Educação Infantil e seus Campos de Experiência, o Curso de Extensão COTIDIANO DAS INFÂNCIAS: Tecendo Experiências Significativas pretende estender um fio que conecte professores e professoras à compreensão da importância de libertar as crianças (curiosas por natureza), à capacidade de escuta ativa, observação, registro, pesquisa, planejamento e avaliação para repertoriar o dia a dia da escola de acordo com as faixas etárias nela presentes, compondo um tecido que amplie as possibilidades de estruturação da aprendizagem de forma integral, com a plena vivência dos atores principais.

Compreender a necessidade de tornar as crianças protagonistas de sua própria construção de conhecimento através da organização dos ambientes e da pesquisa e planejamento de estratégias que valorizem o conhecimento de mundo das próprias crianças, respeitando a diversidade e as especificidades individuais para atuação na coletividade.

Objetivos Específicos:
– compreender o conceito de Infâncias, no plural;
– observar, registrar, planejar, executar e avaliar propostas com a participação efetiva das crianças, considerando seus interesses e respeitando as escolhas coletivas;
– planejar e organizar ambientes de aprendizagem dentro e fora da Sala Referência;
– vivenciar experiências em diferentes campos de aprendizagem, com propostas criadas coletivamente.

1. Infância ou Infâncias – a pluralidade dessa fase da vida humana:
– reflexões sobre as diferenças sociais e culturais existentes entre as crianças, fator que transforma a fase infantil numa diversidade de infâncias;
– estratégias para educar com foco nessa diversidade.
2. A importância do planejamento coletivo:
– como envolver efetivamente as crianças no planejamento do cotidiano da Educação Infantil;
3. Organização criativa dos ambientes de aprendizagem:
– a Sala Referência;
– os espaços externos;
– outros espaços “esquecidos”;
– aulas passeio.
4. A práxis em experiências – criando memórias através de vivências, registros e avaliações:
– Ateliê Criativo.
Inspirações: Abordagens Reggio Emília, Pikler, Freinet e outras pedagogias emergentes de metodologias ativas.

Nome do professor: Claudia Tona de Oliveira
Titulação: Pedagoga pela UNIRIO, Psicopedagoga pela Universidade Gama Filho e Especialista em Paulo Freire e a Pedagogia de Libertação, pela Faculdade CENSUPEG, Santa Catarina. Em Curso: Formação em Arteterapia, pelo Espaço Terapêutico Caminhos do Self, no Méier, RJ.

Período: 24 de agosto de 2024
Horário: 08:00 às 17:00h – 1h para almoço.

Público-alvo: professores e estudantes da Educação Infantil

Curso Presencial
Recursos Metodológicos
Manhã (8 às 12 horas)
Proposta Disparadora: Quiz on-line interativo: Infâncias ao Redor do Mundo – reflexões sobre a diversidade.
– Compartilhamento de Tarefas
– Roda Reflexivo-dialógica
– Assembleias para escolha dos temas
– Grupos de Trabalho

Tarde (13 às 17 horas)
Proposta revigorante: Dança Circular
Rodízio de Propostas do Ateliê Criativo:
– Arte Efêmera
– Mini-história
– Construção com Materiais de Largo Alcance Avaliação

Público-alvo: professores de Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e estudantes de Pedagogia e Formação de Professores.

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Inglês
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 10 semanas remaining for the course

O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Gratuito